Como trocar de contador

06 maio Como trocar de contador

Muito empresários tem dúvidas sobre como trocar de contador e, também, tem dúvidas de como podem fazer essa troca.

Passar todo o diário de sua empresa é uma grande responsabilidade para um contador, por isso muitos acham que fazer a troca de um contador pode ser algo muito burocrático, quando, na verdade, é um processo bem simples de ser feito, e é fundamental para manter a regularidade fiscal da sua empresa. Se estiver desejando trocar de contador é por que o serviço da atual contabilidade não esta lhe trazendo bons resultados. Portanto, vou explicar como você pode fazer essa troca.

O que fazer para trocar o contador de sua empresa?

Para solicitar o cancelamento dos serviços contábeis, pode ser através de e-mail ou carta registrada em correio. No conteúdo do e-mail ou da carta deve conter os dados da empresa e a data do encerramento do contrato. É normal que o contador tenha um prazo de até trinta dias para fazer toda a organização da documentação cadastral, fiscal, contábil e pessoal da empresa para devolver aos proprietários da empresa.

É importante pedir, também, que o contador faça um relatório geral de qualquer situação corrente de débitos com órgãos municipais, estaduais e federais, e de eventuais parcelamentos de dívidas que estejam pendentes e que precisam ser continuadas pelo novo escritório de contabilidade.
Existe um termo de transferência de responsabilidade técnica que deve ser preenchido para formalizar a troca de escritórios. Esse processo é providenciado pelos próprios escritórios de contabilidade, e não exige interação da empresa que está sendo transferida.

E, por fim, o escritório contábil que está recebendo um novo cliente deverá elaborar um Contrato de Prestação de Serviços Contábeis, onde estará escrito todos os termos de responsabilidade que irá firmar com a empresa contratante.

Quando o novo escritório de contabilidade pode começar a atuar dentro da empresa?

O antigo escritório de contabilidade deve apresentar um documento de rescisão contratual com a empresa contratante, eximindo-se de qualquer responsabilidade contábil sobre a empresa a partir da data da rescisão. Saiba que todo o erro cometido pela contabilidade anterior continuará sendo de sua inteira responsabilidade.

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