Dicas de como abrir uma empresa de representação comercial

29 abr Dicas de como abrir uma empresa de representação comercial

Abrir uma empresa de representação comercial não é fácil, é preciso considerar se você está pronto para abrir sua própria empresa. Pesquise muito bem antes de abrir uma empresa de representação comercial, para que possa construir uma carteira considerável de clientes.

Recomendamos que faça um bom planejamento financeiro, já que o orçamento para isso não é baixo e a burocracia também não é pouca. Em qualquer pesquisa você perceberá que o melhor caminho é sempre procurar um contador, que pode mostrar exatamente quais procedimentos seguir de acordo com o perfil do seu negócio.

O que é necessário para abrir uma empresa de representação comercial?

• Registro de pessoa jurídica e obtenção de CNPJ, esse procedimento pode ser feito na Receita Federal do seu Município;

• Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica, preenchida no próprio site da Receita;

• Quadro de Sócios e Administradores (QSA), caso você esteja abrindo sua representação com outra pessoa;

• Ficha específica, de acordo com o perfil do seu negócio;

• Documento básico de entrada do CNPJ.

Fazer a inscrição estadual

Este documento é necessário apenas para quem movimenta mercadorias e precisa fazer inscrição para calcular o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). As regras variam de estado para estado, sendo que em alguns é possível solicitar a inscrição estadual e o CNPJ ao mesmo tempo, na própria Receita Federal.

Já em outros, é preciso ter um documento para emitir o alvará de funcionamento do estabelecimento primeiro. Geralmente, a inscrição estadual é obrigatória apenas para quem lida com comércio e presta serviços na área de comunicação e energia. O ideal, entretanto, é conferir essa informação no órgão oficial do seu estado.

Fazer o registro no CORE

O próximo passo é obter seu registro profissional no órgão responsável pela categoria, o Conselho Regional dos Representantes Comerciais (CORE). No site do Conselho Federal, o Confere, você pode descobrir o endereço do CORE mais próximo.

De acordo com a lei 4.886/65, o registro no CORE é obrigatório para quem deseja atuar como representante comercial no Brasil. O objetivo do órgão é fiscalizar e regulamentar o exercício da profissão, evitando fraudes e prejuízos, tanto para o representante quanto para as representadas e o consumidor final.

Rate this post
Sem Comentários

Poste um comentário

Recomendado só para você
A substituição tributária é uma ferramenta cuja responsabilidade é o…